segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Técnica de Câmara

A luz
A luz é um elemento básico da vida humana. É uma forma de energia perceptível para os nossos sentidos. Se fizermos passar um feixe de luz, através de uma lente convergente (por exemplo, uma lupa) veremos que os raios tendem a juntar-se. Todos os raios que provêm de uma mesma origem convergem num mesmo ponto do outro lado da lente: este ponto é a imagem na sua origem. Se considerarmos que uma cena é constituída por pontos infinitos, ao captar a luz emitida por ela com uma lente convergente, obteremos uma imagem completa e detalhada para cada um deles. 
Apesar da luz não ser um objecto de observação consciente na nossa vida quotidiana, nos momentos em que nos dedicamos à observação, reparamos que a luz tem inúmeras formas de se apresentar e que está ligada à forma como vemos as coisas. A nossa visão adapta-se automaticamente às características da luz disponível, ainda que estas variem enormemente no que respeita à sua natureza, cor e intensidade. A fotografia é o registo da luz, e a riqueza da reconstrução da luz original está directamente ligada à qualidade técnica das imagens. Para conseguir mais exactidão na utilização da película, é necessário definir com maior precisão as características da luz que queremos fotografar.
Uma exposição que não seja adequada às características de luminosidade e contraste da cena pode causar a destruição de boa parte da imagem.

0 comentários:

Enviar um comentário