Regulamento do Concurso
Preliminar
Com o presente regulamento, pretende-se definir as regras e os objectivos do concurso de Fotografia a realizar no âmbito do trabalho de Área de Projecto pelo grupo Photoproject do 12ºD da Escola Secundária de Pinheiro e Rosa. Um dos objectivos é o desenvolvimento das capacidades de organização, de orientação e de técnica do grupo organizador, mas também as dos participantes relativamente ao tema da Fotografia, reunindo um grupo juvenil para uma melhor compreensão do mesmo. O concurso irá, deste modo, resultar num encontro de jovens no Jardim da Alameda em Faro, com o objectivo de tirar fotografias, tendo em conta os critérios abaixo definidos.
Inscrições:
Como concorrer?
· Qualquer aluno(a), entre os 14 e os 22 anos, que frequente uma escola básica ou secundária do Concelho de Faro poderá inscrever-se no concurso de fotografia;
· As inscrições irão decorrer do dia 23 de Fevereiro até ao dia 6 de Março. O grupo Photoproject irá afixar cartazes e fornecer um formulário de inscrição na Biblioteca da Escola Secundária de Pinheiro e Rosa e no respectivo blog do projecto (http://apphotoproject.blogspot.com);
· Cada candidato deverá proceder ao preenchimento do formulário e à entrega do mesmo, na Biblioteca escolar da Escola Secundária de Pinheiro e Rosa ou directamente ao grupo Photoproject, ou através do E-mail: apphotoproject@gmail.com antes do dia 7 de Março.
Formato do concurso:
· Após a recolha das inscrições pelo grupo organizador, os concorrentes serão contactados de forma a confirmarem a recepção das mesmas;
· Para participar no encontro de fotografia e subsequente concurso, cada concorrente deverá pagar uma taxa de inscrição de 3 “fotografias”, de modo a contribuir para os gastos relacionados com as actividades. O pagamento será feito directamente ao grupo organizador no dia do encontro, 12 de Março, que se irá realizar das 15h às 17h da tarde;
· O não pagamento da inscrição implica que o participante não se possa juntar para as actividades;
· Durante as duas actividades, haverá a distribuição de um lanche; de impressos que consistem nas declarações de cedência dos direitos de imagem e textos informativos; de um livro com poses; de uma caneta; de um pin; de certificados de participação e de um cartão de identificação;
· As fotografias que irão ser tiradas durante o concurso não conterão temáticas obrigatórias, sendo de livre escolha o tema que o participante queira fotografar;
· Até ao dia 17 de Março, cada concorrente deverá enviar para o E-mail do grupo organizador, apphotoproject@gmail.com, até um máximo de 10 fotografias para que estas sejam avaliadas pelo júri;
· Os elementos do júri irão seleccionar as três melhores fotografias, para o primeiro, segundo e terceiro lugar, tendo em conta os critérios de selecção abaixo definidos;
· A cada concorrente será atribuído um nº de identificação para a protecção do anonimato durante a selecção das fotos;
· Não será permitida a participação dos elementos da organização do concurso e dos membros do júri.
Entrega dos trabalhos
As fotografias deverão ser entregues em formato digital e fazer-se acompanhar do número de identificação e uma breve descrição da mesma. A organização do concurso reserva para si o direito de utilizar ou divulgar os trabalhos seleccionados no concurso, mencionando o nome do autor.
Júri
O júri será constituído pelos elementos do grupo de Photoproject e o senhor José Miguel Lourenço Santos, fotógrafo e proprietário de uma loja de fotografia, caso este se verifique indisponível o júri será apenas constituído pelo grupo organizador
Critérios de selecção:
Os trabalhos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:
· Criatividade;
· Técnica;
· Perspectiva;
· Enquadramento;
· Composição;
A cada fotografia a concurso será atribuída uma pontuação (de 1 a 10 pontos).
Atribuição dos prémios
Apenas as três melhores fotografias receberão um prémio final. A melhor fotografia, de entre as três, receberá o primeiro prémio e assim sucessivamente. Os prémios estão ainda por decidir pelos elementos do grupo Photoproject.
Será feita uma exposição dos trabalhos a concurso na Escola Secundária de Pinheiro e Rosa, bem como a sua divulgação no blog do grupo organizador. Todos os participantes serão informados do desfecho do concurso.
Divulgação dos resultados do Concurso e a entrega dos prémios
A divulgação dos resultados e a entrega dos prémios serão realizados em data a estipular e em devido tempo, notificando-se todos os concorrentes.
Exclusão dos concorrentes
Casos omissos
Todos os casos omissos serão posteriormente votados e discutidos pelo grupo Photoproject.
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