segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Post sobre a realização das sessões fotográficas na Escola Secundária de Pinheiro e Rosa

Com o intuito de apresentar à comunidade escolar o nosso projecto, o grupo APphotoproject decidiu divulgar o trabalho realizado no dia 10 de Janeiro de 2011, no espaço exterior da Escola Secundária de Pinheiro e Rosa. O mesmo consistiu na realização de duas sessões fotográficas, cujo objectivo foi o de aprender a manipular a Máquina Fotográfica, desenvolvendo, simultaneamente, algumas técnicas para tirar fotografias com qualidade, tendo em consideração o enquadramento, o ângulo, os planos de fotografia e a focagem.
Após a realização desta actividade, o grupo observou as fotografias tiradas, apresentando críticas e sugestões que serão tidas em conta nas próximas sessões, tais como: o corte de objectos que poderão ser alvo de distracção (carros, bancos, sombras etc...), ter em atenção os três planos de fotografia; o distanciamento relativamente ao modelo, de modo a que a atenção não seja desviada para o que está em seu redor; as várias combinações de cores; a postura do modelo, em que o fotógrafo terá de criar uma perspectiva para que haja a ilusão de uma diminuição da realidade; ao modo como a roupa se encontra no corpo do modelo e, por último, a força que o modelo exerce num determinado objecto.
Apreciámos e aprendemos bastante com a realização desta actividade. Tem de se ter em conta que o fotógrafo deve dar dicas e sugestões assertivas para que a fotografia não contenha os erros acima descritos. Porém, muitas vezes, não se apercebe de determinados pormenores, o que é normal. Para melhorar essa situação, é necessário apreciar e apresentar críticas relativamente às suas sessões fotográficas para um aperfeiçoamento do trabalho.

De seguida, iremos apresentar algumas fotografias tiradas nas sessões fotográficas e as respectivas críticas e sugestões.

Nesta imagem, há um grande distanciamento relativamente à modelo, o que faz com que a paisagem seja vista como o elemento mais importante para visualizar.







Nesta fotografia, podemos ver que dois elementos nela presentes, o banco e a carrinha, não eram necessários e deveriam ser cortados, pois são alvos de distracção.
A sombra é um dos elementos que deve aparecer numa fotografia. Aqui, a mesma aparece incompleta
Contudo, não existem só defeitos. Pode-se observar, também, uma boa perspectiva do ângulo localizado no chão e no telhado do edifício.





Nesta imagem, a modelo está a exercer uma grande força sobre o tronco da árvore, o que deve ser evitado, para que a mesma se possa apresentar mais descontraída e com um ar mais natural.











Nesta imagem, temos de ter em atenção as várias combinações de cor, pois o seu desajuste não deve ocorrer.







Esta imagem é um outro exemplo da força exercida, neste caso, com o pescoço, o que deve ser evitado.












Aqui, pode ver-se como a roupa poderia estar mais esticada e ajustada ao corpo da modelo. Para uma boa fotografia, é necessário ter em conta o modo como a roupa se vai ajustar ao corpo.











Nesta imagem, a postura da modelo não demonstra a ilusão de uma diminuição da realidade.
Devido à força exercida e ao facto de haver uma má postura do braço, este apresenta desproporcionalidade relativamente ao outro braço.









Nesta imagem, podemos ver que o plano ¾ ou americano (imagem até ao joelho) não está completo, pois uma parte do braço esquerdo da modelo foi cortada.









Trabalho realizado pelo grupo photoproject

 

0 comentários:

Enviar um comentário