segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Linhas

Estas podem ser adicionadas às fotos com o objectivo de criar mais impacto tanto na fotografia como no fotógrafo.
Pode-se utilizar três tipos de linhas: horizontais, verticais e diagonais. Cada uma tem um efeito diferente nas fotografias e estas devem ser utilizadas conforme o que nós queremos transmitir com essa imagem.


Linhas Horizontais

Fig.1 - Oceano Atlântico

Estas linhas são utilizadas para dar uma ideia de descanso e estabilidade. As imagens que mais se utilizam são por exemplo: horizontes, árvores caídas, oceanos. As linhas horizontais são as mais comuns presentes nas fotos e são frequentemente utilizadas para dividir pontos nas fotos. É de acrescentar que o mais interessante da fotografia deve estar exposto sempre na parte direita da fotografia. Isto para que as pessoas observem a foto da esquerda para a direita. Para criar linhas horizontais pode-se tirar fotografias na vertical.






Linhas Verticais
Fig.2 - Arranha Céus
As linhas verticais podem transmitir várias informações como poder, força, crescimento e até a ideia de continuidade. São exemplo os arranha-céus e as árvores. Estas servem para dar ênfase à profundidade e continuidade. É importante realçar que devemos deixar as linhas verticais paralelas com os lados das fotos. O mais importante da foto deve ficar no centro das linhas, isto para manter as pessoas concentradas no que realmente interessa. 








Linhas Diagonais
Fig.3 - Deserto do Saara
As linhas diagonais são utilizadas para dar uma perspectiva à foto (exemplo: deserto). Estas em diferentes direcções com intersecções entre elas pode dar uma ideia de acção nas fotografias mas se estas forem realizadas em exagero com demasiadas linhas a fotografia pode tornar-se confusa. 

0 comentários:

Enviar um comentário